São Paulo > Itapetininga e Região

HORÁRIO LOCAL

PREVISÃO COMPLETA CLICK EM Guareí-SP

Quer saber, ou enviar algo de Guareí SP-envie p/- jacutinga.noticias@gmail.com- serão respondidos.

Sign by Dealighted - Coupons and Deals

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Faça sua pesquisa no Jacutinga Noticias

São Paulo regulamenta o ensino para jovens e adultos


Matrícula antecipada para 2016 já pode ser feita em todo o Estado; há vagas para Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio
Jovens e adultos que não concluíram os estudos e querem retornar às salas de aula em 2016 já podem fazer a matrícula observando os pré-requisitos regulamentados pela Secretaria da Educação de São Paulo em 2015. Os cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são divididos em módulos presenciais e de frequência obrigatória. Para fazer a matrícula é preciso se dirigir a uma escola da rede estadual e apresentar certidão de nascimento (ou registro de identidade), telefone para contato e comprovante de residência atualizado.
É preciso, no entanto, ficar atento aos pré-requisitos de matrícula por ciclo. Para o Ensino Fundamental, a idade mínima para a inscrição no termo I é 15 anos completos; 15 anos e meio completos para o termo II; 16 anos completos no termo III e, por fim, 16 anos e meio completos aos interessados pelo termo IV.
Já no Ensino Médio, o cadastro é válido a estudantes com 18 anos completos para início no termo I; 18 anos e meio completos no termo II e 19 anos completos no caso do termo III do curso. Em 2015, mais de 200 mil alunos estão matriculados em classes da EJA na rede paulista.
[A estratégia de ensino adotada pela Secretaria é oferecer um currículo que dialogue com as necessidades do público que voltou a estudar. Com o ajuda do material ENCCEJA - Mundo do Trabalho, os alunos têm acesso a um conteúdo atualizado e que leva em conta a experiência de vida desses estudantes, explica o secretário da Educação, Herman Voorwald.
Reorganização
O Estado de São Paulo passa por uma reorganização de sua rede que não afeta o número de vagas oferecidas, nem no ensino regular ou de jovens e adultos. Para isso, será implementado um plano que tem como principal foco otimizar as escolas nos ciclos por aluno, ou seja, colocando, quando possível, alunos de 6 e 7 anos e de 15, 16 e 17 anos em Escolas preparadas especialmente para cada público.
Estimativas prévias da Secretaria apontam que é possível crescer em 30% o número de escolas com um só ciclo de ensino (do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano ou médio). Em muitas outras haverá uma organização para se ter os dois ciclos do fundamental.

Nenhum comentário: